quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Gordinhos e Workaholics

Uma pesquisa feita pela consultora mineira Betania Tanure com 1218 executivos, entre presidentes, diretores e gerentes seniores, aponta que 30% deles não tiram férias há três anos ou mais. Entre os que param para descansar, 50% tiram, em média, apenas dez dias de férias por ano. O principal motivo apontado é que esses executivos se julgam indispensáveis. "Eles acreditam que as empresas não podem ficar sem eles", diz Betania. Segundo ela, os executivos precisam aprender a delegar tarefas, saber reconhecer o momento de se ausentar e, principalmente, confiar em sua equipe e no próprio trabalho.
Outro estudo, feito pela Center for Creative Leadership, empresa americana de treinamentos, mostra que executivos que tem cintura larga e altos índices de massa corporal tendem a ser vistos como menos eficientes no trabalho, tanto em desempenho quanto em relacionamentos interpessoais. A constatação veio da análise de revisões de desempenho e exames físicos de 757 presidentes americanos. Segundo os resultados, o peso pode influenciar as percepções de subordinados, colegas e superiores, aqui no Brasil, de acordo com os dados da operadora de saúde Omint, 38,6% dos executivos estão com índice de massa corpórea (IMC) acima de 25, o que é considerado sobrepeso pela Organização Mundial de Saúde.

(Matéria retirada da Revista Você S/A de Fevereiro de 2013)

Bom, é claro que isso é puro preconceito, onde o gordinho é visto pela sociedade como uma pessoa preguiçosa e com dificuldades de relacionamento. Eu discordo completamente desse julgamento, já que eu com 113,6 kg e índice de massa corpórea 36 (Obesidade grau II) trabalhava com vendas externas, andando o dia todo na rua pra la e pra cá e trazia bons resultados a empresa. E sempre fui muito comunicativo, sempre tive facilidade em relacionamentos, tanto em namoros quanto em amizades e o fato de eu ser gordo nunca me prejudicou em nada disso.
O que eu creio ser um fator determinante para essas duas questões é uma pessoa com Alto-estima baixo e sem confiança própria. E isso não tem nada a ver com o peso da pessoa.

Abraços, Fábio Martinez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário